O Que Faz um Arquiteto: Conheça As Funções e Escolha o Profissional Certo para Seu Projeto

O Que Faz um Arquiteto: Conheça As Funções e Escolha o Profissional Certo para Seu Projeto

 

Já reparou que sempre falamos sobre a importância de contratar um arquiteto para ajudar no projeto da casa dos sonhos? Mas nunca paramos para explicar o que faz um arquiteto e suas diferentes funções no universo decorativo, não é mesmo?  

Entre várias especializações, podemos resumir que o arquiteto é o profissional que projeta espaços. É ele quem planeja construções, cria plantas, define os materiais e propõe soluções para seus clientes. 

Basicamente, o arquiteto entende suas necessidades e elabora um espaço perfeito para você e sua família. Ele acompanha o projeto desde o início, passando pela compra de materiais até a finalização da obra. 

É o arquiteto que garante um projeto impecável!

E para você entender mais sobre essa profissão e sobre como ela é essencial para construções de edifícios, casas e empreendimentos, hoje vamos falar tudo sobre ela para você. Confira! 

Engenharia X Arquitetura: Qual a diferença? 

Antes de começar, vamos tirar uma dúvida antiga: qual a diferença entre o engenheiro e o arquiteto?

O engenheiro é mais ligado à parte técnica da construção. Ele calcula o que é necessário para realizar a obra e se preocupa com os materiais, tipo de solo, umidade e incidência dos ventos, pois tudo isso influencia na hora de subir uma casa ou prédio. 

Basicamente, o engenheiro garante a construção de um projeto seguro e resistente. 

O que faz o arquiteto é diferente. O profissional se preocupa com o design, cores, móveis, acabamentos, estilos e decoração. Embora o arquiteto trabalhe em conjunto com o engenheiro, são profissões diferentes. Não confunda os profissionais! 

Qual é a função do arquiteto?

O arquiteto pode se especializar em diferentes áreas.  

Mas, para você entender exatamente o que um arquiteto faz, vamos separar as funções em tópicos. Lembre-se que muitos arquitetos são especializados em mais de uma função, mas vale a pena conhecer todas as vertentes para contratar um profissional que entregue o serviço completo. 

Confira nossa lista de “o que um arquiteto faz” para se aprofundar na arquitetura. 

 

O que faz um arquiteto urbanista

Se você já se perguntou o que faz um arquiteto urbanista, a resposta é mais simples do que você imagina: ele planeja intervenções em bairros, regiões, cidades e grandes avenidas. 

O arquiteto urbanista tem um papel fundamental em projetos coletivos, como área verde, áreas de lazer e esportes. 

Toda vez que você quiser saber o que faz um arquiteto urbanista, lembre das pracinhas do bairro,  da quadra de esportes e parques ecológicos. São os urbanistas que planejam esses espaços.

 

O que faz um arquiteto de interiores

Mas, afinal, o que faz um arquiteto de interiores?  

O arquiteto de interiores se dedica a projetos de cômodos agradáveis e funcionais. É ele que organiza o projeto da sua casa, escolhendo os melhores móveis e tendências, de acordo com a sua necessidade e estilo pessoal. 

Portanto, podemos resumir que o que faz um arquiteto de interiores é entender suas necessidades, compreender suas preferências e transformar isso na sua casa dos sonhos! 

 

Paisagismo 

Outra função que podemos destacar na lista sobre o que um arquiteto faz é o paisagismo.

O paisagismo é a arte de inserir plantas, flores e árvores em diferentes áreas de um projeto. 

O arquiteto especializado em paisagismo consegue planejar um jardim charmoso, um jardim vertical ou um jardim de inverno, utilizando as plantas certas para as condições climáticas onde mora.

Arquitetura ecológica 

Se você quer uma casa econômica e que utilize recursos naturais para não prejudicar o meio ambiente, então procure por um arquiteto ecológico. 

Sua casa pode ter um sistema de captação de água da chuva para abastecer a hidráulica ou contar com aquecedor solar no lugar da elétrica. As opções são infinitas e o arquiteto ecológico consegue projetar um ambiente repleto de substituições ecológicas.  

Arquitetura comercial 

A arquitetura comercial, como o próprio nome sugere, é pensada para áreas comerciais, como escritórios, lojas e clínicas.

Neste caso, o profissional elabora um projeto que ajuda a evidenciar a marca da sua empresa, proporciona conforto aos funcionários e ajuda a gerar mais vendas e resultados para seu negócio por meio do design.

Restauração de edifícios 

Um arquiteto também pode fazer a restauração de edifícios antigos, preservando as condições originais da construção. 

Acompanhamento e administração de obras 

Outra função do arquiteto é monitorar a obra. Ele garante que a execução dos serviços esteja adequada ao projeto.

Basicamente, ele chefia outros profissionais como engenheiros, pedreiros, pintores e marceneiros.

Além disso, o que faz o arquiteto no acompanhamento de obras é administrar o valor de cada serviço e procedimento. 

Projeto de iluminação 

Sim, existe uma especialização para fazer projetos de iluminação dentro de casa. É conhecido como luminotécnica ou light designer.

Sua função é projetar um espaço com lâmpadas e luminárias que ofereçam conforto e beleza ao local. 

Como escolher o profissional para minha obra?

A resposta é simples: de acordo com a sua necessidade. 

Quem procura por um jardim encantador pode contratar um paisagista, que vai garantir o espaço perfeito para você cultivar. 

Já as reformas pedem por um arquiteto de interiores, que vai entender suas necessidades e transformar em ambientes de tirar o fôlego. 

Antes de contratar seu profissional, procure saber quais são suas especialidades. Muitos arquitetos de interiores são especializados em iluminação e paisagismo também. Então procure pelos profissionais que entregam experiências completas. 

 

FONTE: vivadecora.com.br

 

 

Precisa de ajuda?

Busca um imóvel e precisa de uma empresa especializada?
Preencha o formulário abaixo e dê o primeiro passo

Nossa equipe entrará em contato para levantar suas necessidades

Encontre Seu Imóvel Ver Empreendimentos